A sessão de hipnoterapia começa com uma anamnese(histórico dos sintomas), durante a qual escuto as dificuldades, as emoções negativas, os sofrimentos, a fim de estabelecer de comum acordo um projeto terapêutico adaptado e escolhido em conjunto. O protocolo consiste em média de 5 sessões de 1(uma) hora; Considerando a 1ª sessão como avaliação do diagnóstico, e o protocolo que deverá nortear todo o processo terapêutico. Inicializaremos a terapia, já na primeira sessão. A hipnoterapia, é um processo completa- mente natural, seguro e eficiente. É uma abordagem terapêutica super rápida e não oferece nenhum risco, e sem uso de medicamentos. É capaz de devolver o equilíbrio emocional e o bem-estar, através do process o de relaxamento psicoterapêutico. A maioria dos problemas psicossomáticos são gerados por incongruências e estados emocionais em desequilíbrio.
O hipnoterapeuta, através de um processo de comunicação com o consciente e o subconsciente, conduz a pessoa a acessar seus próprios recursos internos, trazendo o equilíbrio e o entendimento dos sentimentos.
A hipnoterapia é indicada para trata- mento de depressão, ansiedades, fobias, síndromes do pânico, stress pós-traumáticos, tiques, obesidade, tabagismo, vícios, dificuldades de aprendizagem, transtornos do sono, baixa autoestima, compulsões, tartamudez(gagueiras). Pode ser aplicados nos processo dolorosos, na preparação de pacientes com indicação cirúrgica, no aspecto emocional e potencialização da recuperação. Também auxilia as pessoas que desejam mudar a sua maneira de agir para melhorar os seus desempenhos sociais, profissionais ou de relacionamentos candidatos submetidos a provas e concursos; atletas na melhora do seu desempenho em geral e muitas outras aplicações. Fica claro que caso esteja em tratamento médico ou psicológico, de forma nenhuma deve ser interrompido sem que os médicos e psicólogos responsáveis atestem tal atitude.
PS.:Não é possível utilizar a hipnoterapia em casos de esquizofrenia, epilepsia, psicoses e senilidade.